Uma resposta à ´´Veja``


Em 11 de fevereiro de 2009, a edição da revista Veja apresentou aos seus milhares de leitores um artigo intitulado ´´A Darwin o que é de Darwin`` de Gabriela Carelli. Já desconfiava que se tratasse de mais uma matéria tendenciosa do jornalismo brasileiro, que tirando algumas poucas exceções, já não informam e sim manipulam a mente das massas alienadas por falta de conhecimento. Tive a certeza quando li! Uma defesa descarada do darwinismo e mais uma reportagem preconceituosa contra os cristãos conservadores. Portanto achei importante escrever algo sobre o assunto desta reportagem, a fim de tentar informar sobre as falácias e perigos deste registro jornalístico. Em primeiro lugar destacarei a antítese que há entre a Bíblia e a teoria da evolução, depois abordarei os erros infantis que estão contidos nesta revista e por fim irei ao âmago da questão, que é o pressuposto filosófico e nada científico que há por trás da teoria da evolução.

Muitos defendem uma síntese entre a teoria da evolução e o ensinamento da Bíblia. Contudo tal ato é totalmente desastroso para com a própria interpretação saudável e para uma série de doutrinas da fé cristã. Os primeiros capítulos de Gênesis são claros, Deus criou o homem e a mulher adultos, e principalmente, os fez bastante diferenciados e não evoluídos do restante dos animais, pois somente neles foi dada a imagem e semelhança do próprio Deus. Este ensinamento encontra-se patente em toda a Bíblia. O próprio Cristo se refere a isto como um fato histórico (Mc 10.6), o Apóstolo Paulo também destaca este fato de forma clara (1Tm 2.13). Além disso, doutrinas básicas como a queda do homem e a redenção em Cristo que temos, dependem da historicidade deste evento inicial (Rm 5.12-20, 1Co 15.22). Como já disse em outro artigo¹, se temos que acomodar os primeiros capítulos de Gênesis, qual motivo então para não fazer uma acomodação de 1Co 15? Portanto como cristãos, e a religião cristã é a religião de um livro, que é a Bíblia, não devemos abrir mão do que a Bíblia nos diz, e tenho certeza que acreditar nesta equivocada teoria de Darwin é dar um tremendo salto no escuro.

Agora analisaremos algumas afirmações da jornalista da ´´Veja``. Na página 78, Carelli diz que os criacionistas agem de má-fé ao afirmarem que a Evolução é apenas uma teoria e não um fato, cheio de lacunas e sem provas conclusivas. Pois segundo ela, os criacionistas retiram a palavra ´´teoria`` do campo científico para o uso popular, propositalmente para enganar e mostrar que a Evolução deve ser desacreditada. Ela enfatiza que a palavra ´´teoria`` indica que a Evolução é fundamentada ´´ por hipóteses que foram testadas e comprovadas por leis e fatos científicos``. Um pouco adiante Cicarelli cita um suposto ´´fato científico`` para provar a teoria da evolução, os tentilhões das Ilhas Galápagos. Estudos mostraram que os bicos dessas aves variavam de tamanho de acordo com o ambiente e o clima. Durante uma estação de seca as sementes eram maiores e mais duras e os pássaros que possuíam um bico um pouco maior sobreviviam, os darwinistas tinham agora a prova da evolução diante de seus olhos. O problema que derrubou o entusiasmo dos darwinistas, que eles não falam, foi que depois das chuvas voltarem e as sementes retornarem a sua estrutura original, os bicos dos tentilhões retornaram ao normal. Ou seja, aconteceu apenas uma pequena adaptação reversível. Usando as palavras da escritora científica Nancy Pearcey: ´´Não demonstrou que evoluíram originalmente de outro tipo de organismo, nem que estão evoluindo para algo novo.`` Em momento algum foi criado uma nova espécie de aves, mas simples variações dentro de uma mesma espécie. O mais incrível é a declaração da jornalista: ´´Era a prova da evolução``. A pesquisa com os Tentilhões, longe de ser a prova da evolução, é a prova de como nosso sistema de educação é falho ao ensinar esse tipo de coisa nas escolas. Espantado com esse jogo nada limpo, Phillip Johnson, o maior defensor do desígnio inteligente na atualidade, disse: ´´Quando nossos principais cientistas têm de recorrer a esse tipo de distorção que colocaria um falsário na prisão, sabemos que eles estão em sérias dificuldades.`` Resta a dúvida: Será que a jornalista da ´´Veja`` agiu com má-fé ou apenas falta-lhe conhecimento correto sobre o assunto? Espero que a segunda opção seja verdade.

Outra declaração infeliz é quando ela diz que Darwin ´´mostrou que todas as espécies descendem de um ancestral comum``. Não dá para acreditar que matérias como essas são levadas a jornais de grande circulação, mas infelizmente é esse tipo de jornalismo superficial e medíocre que o Brasil está cheio. Ela faz estás afirmações sem base sólida nenhuma, e parece querer que elas desçam de goela abaixo. Darwin jamais chegou perto de estudar ´´todas as espécies``. E o mais estarrecedor, a ciência trabalha com experimentação e observação, nunca Darwin observou ou realizou experimentação com ´´todas as espécies`` para verificar se elas derivam de um ancestral comum. A ciência da época não tinha o conhecimento da informação contida no DNA
das espécies e portanto é ridicula esta afirmação por parte da jornalista da Veja. Inclusive, hoje a suposta ideia de Darwin sobre o ancestral comum tem sido desacreditada por conta das descobertas sobre as informações ´´semióticas`` contidas no DNA das mais variadas espécies.

Mas o que há por trás dessa tendência cega em querer acreditar no evolucionismo? A autora do artigo deixa bem claro quando critica o criacionismo: ´´Essa atitude nega às crianças os fundamentos da razão, substituindo-os pelo pensamento sobrenatural``. Ai está o cerne da questão, o pressuposto de toda argumentação darwinista. O racional é acreditar e ensinar nas escolas a visão de mundo naturalista, que entende o universo como um sistema fechado de causa e efeito, e que tudo que acontece nele são por causas naturais. E isto está impregnado na mente de muitos cientistas, ou melhor, sacerdotes da religião darwinista. Mesmo com tantas dificuldades em provar a teoria da evolução, os adeptos ainda continuam a insistir que ela é verdade verificável. Isto acontece porque eles acreditam que no mundo não existe nada sobrenatural, a trindade darwinista é o tempo, a matéria e o acaso. Viemos parar aqui por acaso e por acaso evoluímos e por acaso continuaremos a existir. Quando você olha de perto, o darwinismo não passa de pura filosofia naturalista escravizando a biologia. E nisto nada há de comprovação científica, apenas uma fé bastante cega por sinal.

Ao contrário dos darwinistas, os cristãos que acreditam na Bíblia como a Verdade absoluta devem ficar otimistas com novas investigações científicas. Descobertas na área da biologia molecular propositadas pelo microscópio de elétron foram desconcertantes para a seleção natural e apóiam a narrativa bíblica da criação. Tais descobertas demonstraram o alto nível de sofisticação operacional de uma célula, o próprio Darwin pensava que as células eram estruturas bastante singelas. Mas a verdade é que os processos moleculares da célula são muito mais complexos do que as máquinas de altíssima tecnologia inventadas pelo homem. Michel Behe­, um estudioso da bioquímica, criou o termo ´´complexidade irredutível`` significando o mínimo de complexidade para haver o funcionamento do sistema celular. Para que a célula funcione, ela precisa de um mínimo de partes em seus devidos lugares, isto é um fatal bloqueio para a seleção natural de Darwin que diz haver um melhoramento lento e gradual nos sistemas vivos. Nancy Pearcey diz que ´´não podemos ter melhoria gradual de função adicionando as peças uma de cada vez. O sistema completo tem de estar no devido lugar desde o início para a execução da tarefa. `` Ou seja, a célula já tem que ser ´´completa`` desde o começo, ela simplesmente não pode funcionar e evoluir aos poucos como diz a teoria da evolução. E é exatamente o contrário da evolução que diz o criacionismo bíblico, Deus criou todas as coisas com todas as suas devidas partes integradas e ajustadas para que houvesse o funcionamento, propositando assim a vida.

Os verdadeiros fundamentos da razão ao invés de negarem o pensamento sobrenatural devem observar experimentar e estudar a riqueza e complexidade da natureza e concluir que existe um Deus pessoal, racional, poderoso e amoroso que criou toda esta maravilhosa e incrível diversidade, e que a fé cristã no criacionismo bíblico não é irracional e destituída de evidências científicas. Vale ressaltar que os cristãos não confiam estupidamente e arrogantemente em sua razão ou em seus sentidos para conhecer as realidades profundas que nos rodeiam, mas a epistemologia cristã se baseia na revelação do próprio Deus contida nas Escrituras Sagradas. Que todo homem e mulher se arrependam desta crença na teoria da evolução, e se acheguem ao Senhor Jesus Cristo, a Razão divina que criou todas as coisas e que tem poder para salvar o homem do pecado e de sua condenação eterna.


Laurindo Neto

9 comentários:

  1. Como me irrita a falta de profissionalismo de certas mídias...
    Apesar de que a Revista Veja já está em um ponto tão absurdo de falta de profissionalismo que não me dou ao desprazer de ler as bobagens, préconceituosas e sem a menor ética jornalistica, afirmo isso como Jornalista. Como Cristã eu queria ter a esperança de um dia encontrar crentes realmente dispostos a entender qual o nosso lugar na sociedade e ter uma participação relevante e efetiva.
    Vale lembrar, que muitas vezes nós cristãos, criacionistas, defendemos a Teoria da Criação apenas com argumentos Bíblicos e por isso somos criticados, mas existem inúmeras pesquisas de cunho científico sobre Criacionismo, com argumentos e fundamentos de grande importância e relevância ciêntifica.

    Que Deus nos dê sabedoria, sede por conhecimento e forças.
    Que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  2. Pois é Josy... Na realidade é díficil encontrar jornalistas como você hoje em dia, pois uma boa parte deles são esquerdistas e comprometidos com os valores anti-cristãos. Que Deus te abençoe.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pois é irmãos. A verdade e que essa TEORIA da evolução nada mais é do que todo um edifício pseudo-cietífico alicerçado em um mar de pressupostos, e não fatos científicos imparcialmente interpetados. A verdade é que a comunidade científica evolucionista não procura determinar o modo pelo qual o universo veio a existir, mas se ocua de tentar provar a veracidade do evolucionismo, como se este fosse um axioma. O evolucionismo, como bem postado pelo Laurindo, nada mais é do que o "grande elefante branco" da filosofia naturalista moderna. Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  4. Reformado,obrigado pelo comentário. Deus lhe bendiga.

    ResponderExcluir
  5. Laurindo tenho rogado a Deus para preservar seus feitos em sua vida;e com sua lucidez biblica,concedida pelo própio Deus; lhe aumente em coragem e eusadia para testimunhar desta palavra de Deus que é inerrante, viva e eficaz.E que todo leitor do blog possa acudir o necessitado, e por que não dizer a se própio e não proceder como louco:¨Despir-se de seu agasalho no dia frio,colocar vinagre em suas feridas e entoar canções na sua depressão¨.Pelo contrário,possamos ver sempre em você, muita determinação para confrontar o pecado com argumento Biblico que tem sido o seu jornalismo teológico

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus! muito bom Laurindo, podemos associar seu texto ao que o apostolo Paulo Afirma: "por isso os Homens são indesculpaveis diante de Deus" maravilha de texto; Deus continue te abençõando! dando a ti a iluminação da palavra, e a confirmação da propria ciência; esta que nada mais faz do que como disse Agostinho: "testifica de Deus" grand abrç reformado do seu irmão Demétrius Neves.

    ResponderExcluir
  7. To querendo copiar o seu texto e por no meu blog...se vc deixar..é claro abrç

    ResponderExcluir
  8. Que Deus continue lhe dando dicernimento e sabedoria, para q vc continue falando e mostrando a verdade. Seu blog esta de parabens. Tb sou presbiteriana...Abraços

    ResponderExcluir
  9. estamos sentindo falta de novos argumentos(comentários),peço ao nosso bom Deus, que continue, dando inspiração, para que sua contribuição jornalistica teológica, continue sendo de rica interpretação,ajudando seu povo a uma compreenção calibrada,edificada nos principios biblicos,com as informações atuais do mundo contemporâneo,se faz mister,a sua ajuda neste aspecto de ilucidação de assuntos tão explorados pelo mundo corrupto,que dertupam a verdade em troca do poder momentaneo que se esvae.

    ResponderExcluir