Assaltos, tráfico de drogas e acidentes. Imagens que vi de uma cidade louca

A importância das pontes em uma metrópole apaixonada por um rio é fundamental. A ponte da Torre faz parte do desenvolvimento da cidade ligando os bairros da Torre e Graças e servindo todos os dias a milhares de trabalhadores do Recife. Entretanto as imagens que pude testemunhar denunciam a loucura de uma cidade que se autodestrói aos poucos.

Faz pouco tempo que moro no Bairro da Torre, de onde possuo uma visão privilegiada da Ponte da Torre e também dos crimes que tenho presenciado neste lugar. Demorou um pouco para perceber que sob o esconderijo que esta ponte possui funcionava um grande ponto de venda e uso de drogas. Geralmente durante as madrugadas muitos se utilizam da parte debaixo da ponte, que fica na beira do Rio encoberta por cima pela ponte e nos lados pela vegetação, para praticarem o crime. Notei a grande quantidade de pessoas, certa noite pude ver saindo debaixo da ponte cerca de quinze pessoas além das que ficam do lado de fora observando todo movimento.

Mas não é somente o tráfico de drogas que tem sido praticado na histórica ponte, os assaltos também são constantes. Em uma noite de domingo cerca de meia-noite dois criminosos que estavam debaixo da ponte, provavelmente se drogando, assaltaram um taxista roubando-lhe seu instrumento de trabalho. O taxista saiu gritando desesperado do carro mediante a ação dos marginais. Não precisa ser especialista em segurança pública para saber que uso de drogas e assaltos andam de mãos dadas. Eles são ousados, outro dia quando voltava de uma corrida no parque da jaqueira em plena tarde ensolarada, me assustei com a quantidade de carros e motos da polícia na Ponte da Torre depois de mais um assalto onde resultou na prisão de um elemento e na fuga de seu parceiro de crime.

Depois do assalto ao taxista o tráfico deixou de funcionar debaixo da ponte, provavelmente deve ser apenas um tempo. Mas os acidentes envolvendo automóveis são mais constantes. As bizarrices e imprudências ao volante são grandes, acrescente a isto uma dose boa de álcool e você terá o acidente que ocorreu nesta ponte. Um motorista sozinho conseguiu às 6 horas da manhã virar seu carro quebrando a mureta da ponte e por pouco não caiu no Rio Capibaribe. A maioria dos acidentes acontece depois da descida da ponte no cruzamento da avenida beira-rio. Os choques são constantes e os piores acidentes são os que envolvem motocicletas.

Todas estas imagens nos mostram uma cidade enlouquecida. Crimes, vícios e o total desrespeito no trânsito são males que estão presentes em todas as metrópoles deste país e se constituem no grave problema social. A Veneza Pernambucana tem tido toda a sua beleza manchada por uma cultura destrutiva. Ou mudanças significativas ocorrem ou testemunharemos a total decadência moral e cultural de uma das cidades mais lindas desta nação.

Um comentário:

  1. Feliz comentário;(Cidade muito louca) é o que ocupa os acontecimentos do nosso cotidiano.Eu surgiro juntarmos toda sociedade,para uma limpeza,com certeza uma missão impossível!!!

    ResponderExcluir