Os Milagres e a Fé Cristã


Hoje escutamos várias opiniões diferentes acerca dos milagres. Radicalizando de um lado vemos pessoas tão religiosas que acreditam que qualquer coisa por mais ridícula que seja pode ser um milagre. É o caso dos membros das igrejas neopentecostais, muitas dessas igrejas fazem show de milagres e curas ao ar livre, marcando dia e hora e determinando que aconteça o milagre. Infelizmente eles não marcaram ainda em nenhum hospital público. Eles tornam a fé cristã ridícula, pois banalizam totalmente os milagres. Transformam o milagre que é algo raro em uma coisa totalmente banal e sem sentido. Do outro lado nós encontramos o pseudointelectual cético (ele só não é cético em relação a sua própria inteligência), ele é ateu e acredita piamente que tudo se resume à química e a física e geralmente ele tem uma fé cega na teoria da evolução. Ele leu algumas páginas de Nietzsche e agora ele sabe: Deus está morto! Geralmente esse tipo de gente sempre tem ou terá uma explicação naturalista para todas as histórias sobrenaturais rebaixando-as para lendas e mitos. Dizem que pela experiência a probabilidade de um milagre é impossível, pois só acontece uma única vez e por a probabilidade de ter acontecido é impossível, mas todo fato histórico só acontece uma única vez, devem ser por isso todos desacreditados?

Em primeiro lugar é importante que se defina o que é milagre? G.K. Chesterton um jornalista, escritor, filósofo e teólogo inglês escreveu que ´´ Um milagre simplesmente significa o rápido controle da matéria pela mente... O controle dela sobre a tirania das circunstâncias ``. (Ortodoxia p.210, 211) Ele não aceitava que um homem que não acreditava em milagres poderia ser chamado de liberal, pois o milagre significa a liberdade sobre as circunstâncias da matéria, então o homem que não acredita em milagres deve ser considerado como fechado, determinista, mas nunca liberal.

Eu entendo o milagre como um acontecimento sobrenatural em nossa natureza. É sobrenatural porque vem de fora da natureza, se vêm de fora alguns acreditam que quando o milagre acontece, as leis da natureza são quebradas. E é ai onde entra C.S. Lewis. No seu livro Milagres Lewis argumenta vigorosamente que o milagre não é uma quebra das leis, como um ato violento quebrando o vidro da janela e invadindo o quarto. Ele entende o milagre na perspectiva do ato de um criador para com a sua criação, o mesmo Deus que criou todas as leis age na sua mesma criação. O milagre não anula as leis criadas por Deus. É apenas o acréscimo de uma força sobrenatural a situação e todas as leis da natureza logo se adéquam a este acontecimento. O pão milagroso foi digerido como qualquer pão na barriga de quem comeu e o vinho milagroso se tomado em excesso embebedaria qualquer homem do mesmo modo seguindo as leis da natureza.

Para os cristãos a veracidade dos milagres é vital, a nossa fé só é autêntica se de fato aconteceram os milagres. ´´E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; `` (1 Coríntios 15.14). Dentre todos os milagres acredito que o mais importante é a encarnação de Cristo, é a entrada encarnada do sobrenatural neste mundo. É o evento central de toda a história da humanidade. Todos os outros milagres são uma preparação para isso, uma manifestação da encarnação ou um resultado deste milagre. Por exemplo, a morte e a ressurreição de Cristo jamais poderiam ter acontecido se Ele não tivesse primeiro encarnado. Todos os grandes milagres, como a multiplicação de pães e peixes manifestam a realidade deste milagre central.

´´Desce às próprias raízes da natureza por Ele criada. Desce, todavia, a fim subir de novo e erguer com Ele o mundo arruinado`` C.S. Lewis


Nenhum comentário:

Postar um comentário