Apocalipse, um livro para o nosso tempo.


O livro Apocalipse de João foi escrito por volta de dois mil anos atrás. E alguém poderia indagar diante de um livro tão antigo qual a sua relevância para a presente época. Alguns enxergam o Apocalipse apenas em um futuro distante, as últimas coisas não é mesmo? E outros vislumbram somente o passado, principalmente os críticos que rejeitam todo o caráter de profecia sobrenatural. Entre guerreiros do passado e do futuro o presente é esquecido, será que o Apocalipse não tem nada a dizer sobre a igreja e o mundo atual?

Ao estudar este livro vemos que quão longe da verdade estão aqueles que negam a contemporaneidade do Apocalipse. Este livro magnífico vai atravessando gerações sem perder sua força e vigor. No capítulo primeiro da obra onde o Apóstolo faz a dedicatória percebemos sua intenção universal, João escreve ´´ás sete igrejas que se encontram na Ásia``. Estas sete igrejas eram igrejas reais, históricas e conhecidas na época. Entretanto o número sete nos aponta para algo extraordinário. O livro é rico em simbolismo e este número significa plenitude e completude. ´´Seu uso aqui indica que a igreja como um todo está na mente do autor e que as admoestações e consolações do livro foram dirigidas aos cristãos crentes ao longo dos séculos``(1). Portanto na medida em que João se dirige aquelas igrejas também se dirige para a igreja hoje. As virtudes e os problemas das sete igrejas são virtudes e problemas presentes na igreja moderna.

O próprio título grego Apokalypsis significa ´´aquilo que está sendo descoberto ``(2), não nos remete ao passado ou ao futuro, mas ao presente. O Deus que se revela a João não é apenas o Deus ´´que era e que há de vir``, mas primeiramente ´´aquele que é``. É o Deus que presentemente governa todas as coisas em todo o poder e glória. Isso nos mostra que o agir de Deus não foi apenas entre um povo do passado em uma época longínqua (como a terra média de O Senhor dos Anéis) ou em um futuro longe em uma Era desconhecida (como na Era dos robôs), mas presentemente Deus domina sobre todos em todos os lugares.

A visão do Cristo glorificado no capítulo 1 longe de ser uma descrição de uma múmia de tempos antigos nos revela o Cristo do presente. Pois Ele é ´´aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo`` A visão dos ´´cabelos brancos como neve`` nos mostra sua presente santidade e pureza,´´ os olhos, como chama de fogo`` nos revela que presentemente ele perscruta e sonda todos os corações e seus desejos mais ocultos, pois sua visão enxerga o que olhos mortais não podem ver.


E o mundo atual não é tão diferente do mundo descrito no Apocalipse? Vejamos como nós fazemos, somos limitados e precisamos classificar as épocas do mundo. Termos como Idade Média e Pós-modernidade nos fazem pensar que o mundo muda tão profundamente quanto um termo tolo possa indicar. Mas o Apocalipse não descreve o mundo como alguns intelectuais o fazem. Apocalipse o faz de maneira única e abrangente. A grande meretriz de Apocalipse 17 simboliza valores, práticas e posturas mundanas que estão presentes em toda a história da humanidade. A sedução do pecado que parece ser tão prazerosa sempre termina em desapontamento. Olhar a história da humanidade rebelde a Deus é olhar a história do fracasso. A hostilidade ´´aos santos, as testemunhas de Jesus`` é a mesma em todas as épocas. A sede pelo sangue de cristãos está presente no coliseu romano bem como nos regimes comunistas do século 20. Presentemente cristãos são duramente perseguidos em países como a Coréia do Norte e em ditaduras islâmicas. Estima-se que 550 cristãos são assassinados por dia no mundo (3). O sangue dos santos continua a embriagar a grande meretriz.

No ocidente, no suposto mundo livre a hostilidade cresce a cada dia. Sua oposição é fundamentalmente cultural. Existe uma guerra cultural entre os valores e práticas do Reino de Deus e os deste século. É o ´´Não Matarás`` contra o aborto legalizado e defendido como direito humano; é o ´´Não Adulterarás`` contra a revolução sexual (sexo com todos e de todas as formas); é o ´´Lembra-te do dia de sábado`` contra a rotina paranóica 24h do mundo; enfim são os valores do Reino contra o pluralismo, relativismo, hedonismo que marcam esta geração.

O Apocalipse continua extremamente relevante para o mundo no Século 21. É impossível entender o nosso tempo sem uma investigação profunda do conteúdo do Apocalipse de João. A sua mensagem é edificante para crentes de todas as épocas e de todas as gerações que sofrem tribulações por serem cidadãos do Reino de Cristo. A apresentação de um Cristo triunfante deve nos encher de confiança e fidelidade pois sabemos que ´´Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele``.(Apocalipse 17.14)


(1)HENDRIKSEN, William. Mais Que Vencedores. São Paulo: Editora Cultura Cristã. 2001 p. 19
(2)KISTEMAKER, Simon. Apocalipse. São Paulo: Editora Cultura Cristã. 2004. P.13
(3)http://reporterdecristo.com/mais-cristaos-sao-mortos-hoje-do-que-na-roma-antiga

5 comentários:

  1. Parabéns pela sua disposição em compartilhar conosco seu texto, Laurindo, e obrigado pela contribuição à nossa reflexão. Abraços, e que Deus te abençoe e aumente sempre em sabedoria e discernimento. Arthur Leandro / UFPE Cristã.

    ResponderExcluir
  2. "É o Deus que presentemente governa todas as coisas em todo o poder e glória." Isso é magnífico! Excelente texto Laurindo! Paula Barros

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, Laurindo. Mas grande parte das dificuldades do livro do Apócalipse surgem devido à riqueza simbólica e também as próprias dificuldades em se situar cronologicamente os fatos preanunciados no livro: preterismo, historicismo, etc...

    ResponderExcluir
  4. Reformado, acredito que o conhecimento do gênero apocalíptico é um pré-requisito para que possamos fazer uma fiel interpretação da obra. Eis porque surgem tantas interpretações forçadas e alucinadas entre as seitas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. ja estamos vivendo o apocalise amém é só prestarmos atençao ao nosso redor e ler a biblia Deus abençoe

    ResponderExcluir