A Fantasia de Dawkins


Um dos gêneros literários que mais me chama atenção sem dúvida é a Fantasia. No século XX foi muito bem representada pelas obras de C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien com o Senhor Dos Anéis. Gosto muito de pensar em um universo cheio de dragões, magos, elfos e todo tipo de seres mitológicos dividindo a história com homens e mulheres comuns. Esta literatura atualmente é muito bem representada por George R.R. Martin. Alguns chamam este escritor de Tolkien Americano, e sinceramente fazem muito correto em chamar assim, ele é muito bom.

Uma das coisas mais importantes quando você for ler literatura fantástica é que você saiba que está lendo literatura fantástica. Comprei um livro do Richards Dawkins, O Maior Espetáculo da Terra (Evidências da Evolução), pensando que se tratava de ciência. Pelo menos era isso que disse o The New York Times:

Richard Dawkins é um expoente dos prodígios da ciência, um defensor da razão e do saber científico e inimigo de todo tipo de misticismo

Então estava levando um livro científico para casa. Enfim encontraria as provas da Evolução. Não foi bem assim.

No capítulo que Dawkins faz uma analogia entre a seleção natural e a seleção artificial ele resume Isto é chamado de seleção artificial... e todos compreendem que ela é suficientemente poderosa para transformar lobos em chihuahuas. Achei estranho e tentei encontrar em algum lugar se o livro não era realmente de Fantasia. Bem é uma péssima história, pensei. Um lobo que se transforma em fim em um chihuahua é um triste fim. Prefiro pensar nos lobos gigantes do Norte em As Crônicas de Gelo e Fogo. É deprimente ser um lobo e saber que sua descendência se transformou em cachorros anões, magros, fracos que não assustam nem um pequeno gato. Seria muito melhor se transformassem em Dragões.

O darwinismo não aceita ser tratado como ficção, ele quer que todos em todos os lugares o aceitem como dogma. O próprio Dawkins juntamente com outros adeptos do Darwinismo (inclusive vários bispos) escreveram ao Primeiro-Ministro furiosos por causa de uma faculdade, o Emmanuel City Technology College, ensinar que a Evolução é uma posição de fé. Não acredito que o evolucionismo seja uma posição de fé, é apenas uma fantasia mal contada. Entretanto os darwinistas são ativistas vigorosos de sua causa ´´científica``.

Qualquer criador experiente de cavalos sabe que a seleção artificial não pode gerar novas espécies. Há Milhares de anos cruzam cavalos para obter exemplares mais fortes e mais rápidos. Entretanto nunca conseguiram produzir cavalos rápidos como uma chita e nem tão fortes como um búfalo. Isto acontece porque há um limite entre as espécies, um limite genético que não pode ser ultrapassado. Outro exemplo são os produtores de maçãs, por mais que queiram maçãs maiores nunca conseguiram maçãs tão grandes como abóboras e é por isso que os americanos continuam a usá-las no Halloween.

A seleção artificial não pode ser usada como analogia da seleção natural para provar a Evolução. Infelizmente ninguém me avisou que Dawkins era um péssimo escritor de Fantasia. Mas vocês foram avisados por este simples blogueiro então depois não venham reclamar. O Darwinismo é tão científico quanto Harry Potter, sua magia acaba quando chega nas provas.

Um comentário:

  1. O autor deste texto dormiu no Ensino Médio durante as aulas de Biologia... Lamentável...

    ResponderExcluir