Por que as pessoas se suicidam?


Cerca de 800 mil suicídios acontecem todos os anos no mundo. Eu não sei se isso já passou pela sua mente, mas fico pensando como uma pessoa pode chegar ao ponto de tirar a própria vida. Pegar uma faca e enfiar em seu próprio peito, subir em um alto prédio olhar para baixo e simplesmente se atirar lançando seu corpo violentamente contra o chão, existem pessoas que até mesmo planejam e premeditam meticulosamente todos os passos do suicídio.

Mas porque as pessoas se suicidam? Geralmente você pensa no alto grau de desespero que leva uma pessoa a cometer tal ato. Ou então achamos o motivo nas drogas. Mas existem pessoas que se suicidam sem estarem desesperados ou drogados. Se você parar e pensar muito provavelmente irá encontrar diversos motivos para o suicídio. Se você perguntar a razão do suicídio para um sociólogo ele lhe dará razões sociológicas, o psicólogo possivelmente lhe mostrará razões psicológicas e outros podem achar as causas na cultura. Embora possamos apresentar causas razoáveis e circunstancialmente verdadeiras, entendo que somente as Escrituras podem fornecer a verdade essencial em relação ao suicídio.

Em primeiro lugar precisamos entender que o suicídio revela um tipo especial de problema. Se o homicídio nos mostra o conflito do homem com o seu próximo ou semelhante, o suicídio agrava ainda mais o problema, pois revela claramente o conflito do homem consigo mesmo. Quando um homem se suicida ele está gritando que existe um problema gravíssimo entre ele e ele mesmo.

Dentro da perspectiva bíblica percebemos que a condição e a natureza humana sofreram sérias consequências por causa da queda (refiro-me ao pecado do primeiro ser humano criado por Deus decaindo de sua natureza original sem pecado). Todas as áreas da vida humana foram afetadas e corrompidas. Com a queda houve separação no relacionamento entre o homem e o seu Criador (Gn 3.24), entre o homem e o mundo (Gn. 3.17), entre o homem e outros seres humanos ( Gn 3.16) e por fim o que quero destacar: Entre o homem e ele mesmo.

Deus diz a Caim ´´o seu desejo será contra ti`` (Gn. 4.7). Veja a terrível verdade que este texto está revelando. O próprio desejo de Caim seria contra ele mesmo. Isto é assustador, porque isso nos mostra que estamos divididos. Eu contra mim mesmo. Nós geralmente pensamos na separação entre Deus e o homem e nas dificuldades resultantes da queda na vida social. Mas poucas vezes pensamos que a queda nos separa de nós mesmos. Agora podemos entender porque o ser humano auto se destrói. Atenta contra sua própria vida. Porque muitas pessoas odeiam a si mesmas. Porque existe a auto rejeição. A única coisa que a psicologia tem a dizer é que é algum tipo de distúrbio. Mas as Escrituras revelam a base do problema: Estamos separados de nós mesmos por causa da queda.

Nós não amamos a Deus, não amamos o próximo e não amamos a nós mesmos. É assim que o ser humano se encontra em sua condição de pecado. O suicídio é apenas a manifestação máxima de um problema que existe em todo o ser humano. Nós odiamos a nós mesmos. As pessoas podem tentar disfarçar o problema, mas sempre existiram suicidas nas mais diversas culturas para relembrá-los: O homem caído odeia a si mesmo, ele está separado se si mesmo. Ele tem desejos que fazem mal a si mesmo. As pessoas olham para o suicida e dizem que louco e estranho. Mas não entendem que elas se suicidam aos poucos, dia após dia. Pois todos os dias elas desejam e fazem coisas contra si mesmas.

O homem dentro de suas próprias forças não pode resolver este dilema. Nada pode fazer para acabar com este conflito. É por isso que vemos o suicídio atingir todas as classes sociais nas mais diversas culturas.
A solução da queda e de suas consequências está em Jesus Cristo. Na obra consumada de Cristo, sua vida perfeita, sua morte de Cruz e sua ressurreição triunfante, somente através dEle temos reconciliação perfeita com Deus com o mundo(a criação de Deus que também será restaurada) com os meus semelhantes e comigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário