O poder de Satanás contra os Eleitos de Deus


Ao lidar com a ação que Satanás tem contra os crentes devemos evitar adotar duas posições extremadas: A posição que coloca uma ênfase tão grande no diabo que acaba colocando nele até mesmo a responsabilidade dos nossos pecados, como a única causa dos nossos problemas, e até mesmo inconscientemente elevando-o a uma posição de onipotência, onipresença e onisciência como se ele tivesse o controle de tudo o que acontece, estivesse em todos os lugares ou tivesse o conhecimento ilimitado de tudo o que acontece. E a posição que nega a sua existência e que não consegue enxergar nunca a ação de Satanás. Podemos negar a primeira posição olhando as Escrituras ao percebemos que Satanás está lá mas ele não é o personagem principal, quando colocamos essa ênfase em Satanás corremos o risco de esquecermos o nosso Deus, como também não podemos adotar essa posição sem cairmos em um irracionalismo ao negar que existem variadas causas. Ou seja, Satanás é mais uma mas não a única. E em relação a segunda posição, creio que é uma grande vitória de um inimigo convencer aqueles que ele tenciona destruir que o mesmo não existe ou é completamente inofensivo. Essa é a realidade de grande parte de um mundo cada vez mais secularista e infelizmente também de algumas igrejas onde a ação de Satanás é tratada como completamente inexistente. É verdade que algumas igrejas fazem todo um show em torno da ação maligna mas também é lamentável que outras igrejas não levantem nem mesmo a possibilidade de suas ações. Portanto qual seria uma posição mais equilibrada para responder qual o poder de Satanás contra os crentes?

Para começarmos a tentar responder essa difícil pergunta temos que situar Satanás entre os inimigos dos filhos de Deus que são o pecado, o mundo, sem esquecer do último inimigo a ser destruído que é a morte. São por assim dizer cooperadores do maligno contra nós. Nossa própria natureza pecaminosa, tudo o que há no mundo que tenta nos seduzir e influenciar e a morte que ainda tenta nos amedrontar é usada por Satanás para tentar nos fazer voltar atrás e abandonarmos o nosso Senhor Jesus Cristo.

Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Hebreus 2:14-15

Diante dessa verdade podemos perceber que Satanás já não tem o poder sobre o filho de Deus que outrora dispunha. Pois o crente em Jesus foi liberto da escravidão da morte que estava sob poder de Satanás. Certamente ele não pode atuar em nós como antes. Nos diz Paulo: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Efésios 3:1-3

De uma maneira simples podemos responder que Satanás não tem mais o controle ou senhorio sobre nós e que sua atuação é somente dentro da plena soberania de Deus. Os reformadores usavam a figura de um cão que está preso a uma coleira e só pode ir até onde aquela coleira lhe permite.

Por um lado não podemos perder de vista o grande perigo que Satanás representa. Ele pode se transformar em anjo de luz (2 Co 11:14). É descrito como um dragão e como a antiga serpente devido a sua astúcia e poder para fazer o mal e destruir.(Ap. 12:9) É um homicida desde o começo (Jo 8:44). Por ser o agente que tentou o homem ao pecado e por meio dele, a morte. Seu perigo é comparado a um leão esperando um vacilo para atacar e devorar sua presa (1 Pe 5:8). Ele é o acusador, o pai da mentira. Ele é perito em armar ciladas e em enviar dardos inflamados para nos atingir (Ef 6:16). O diabo usa o dia mal para nos tentar e destruir. Mas por causa da presença e poder do Reino de Cristo ele sofreu um golpe arrasador (Lc 10:18). Foi expulso do céu, ou seja, não tem mais como nos acusar diante de Deus (Ap. 12:7-12). Está amarrado, não pode deter o avanço do evangelho e a salvação dos eleitos que ouvem a voz do bom pastor (Mc 3:27). Independente do passado e do quanto alguém tenha se envolvido com o ocultismo e rituais pagãos, Satanás não pode evitar que uma vida seja libertada quando um pecador crer e se arrepende dos seus pecados.

Debaixo da soberania de Deus, satanás pode agir até mesmo na vida de um eleito. Ele pode estar por detrás de eventos que causam sofrimento e enfermidades como é o exemplo de Jó, instrumentos que nos causam tormentos como em Paulo (2 Co 12:7). Também está por detrás de eventos que trazem obstáculos a propagação do evangelho e o serviço à igreja (1 Ts 2:18). Ele pode nos causar muitos danos, mas não pode nos fazer perder a salvação e nem jamais nos separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo. No final das contas ele só pode cooperar para a salvação dos eleitos mesmo tentando a todo custo destruí-los sabendo que pouco tempo lhe resta (Ap. 12:12)

O maior perigo de Satanás na vida do crente é tentar levá-lo ao engano e ao pecado. Ele nos engana dizendo-nos que o pecado não é tão sério e ruim assim, e quando pecamos é o primeiro a nos acusar dizendo-nos que não temos jeito e somos um fracasso completo. Ele tenta nos levar ao desespero, ao medo, a ansiedade, a ira e ao vício. Mas ele não nos pode tentar até o fim, se resistirmos a ele então fugirá de nós. (Tg. 4:7) Se nos humilharmos diante de Deus confessando os nossos pecados então ele não permanecerá nos atacando, pois a humildade não dá lugar ao diabo.

Por fim, podemos ter certeza que não devemos ficar amedrontados. Quando olhamos o poder que Satanás exercer através dos falsos profetas e dos anticristos percebemos que por mais ameaçador que seja eles não podem nos enganar completamente. Se fosse possível enganariam os próprios eleitos, mas graças a Deus não é possível (Mt. 24:24). Podemos ter a certeza que maior o que está em nós, o Espirito do próprio Deus Todo-Poderoso, do que está no mundo, o espírito do Anticristo. (1 Jo 4.4) Sim em cada crente Deus se faz morada, e isso é mais poderoso do que o pecado, o mundo e Satanás.

Um comentário: